sábado, 15 de maio de 2021

Coleção Livre-Pensar: O Pensamento da CEPA em livros!

 

A CEPA – ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA INTERNACIONAL lança, neste 10 de abril, a primeira série de sua Coleção Livre-Pensar: Espiritismo para o Século XXI. Serão oito livros em formato de e-book, totalmente gratuitos, apresentando conceitos teóricos do espiritismo numa visão laica e livre-pensadora.

 

Os três primeiros livros já disponíveis no lançamento

Em sua primeira série, a coleção se comporá de oito livros em formato e-book totalmente gratuitos que têm como objetivo apresentar os conceitos teóricos do espiritismo laico e livre-pensador.

Com o lançamento deste dia 10, já estão disponibilizados os primeiros três livros da coleção, edições em português e espanhol:

“O espiritismo na perspectiva laica e livre-pensadora”, de Salomão Jacob Benchaya e Milton Medran Moreira.

“A imortalidade da alma”, de David Santamaría.

“Mediunidade: Intercâmbio entre dois mundos”, Ademar Arthur Chioro dos Reis e Yolanda Clavijo.


Em breve, mais cinco livros da série

Brevemente, estarão sendo disponibilizados: Espiritismo, Ética e Moral, de Jacira Jacinto da Silva e Milton Medran Moreira; Reflexões sobre a Ideia de Deus, de Ricardo de Morais Nunes e Dante López; Reencarnação um Revolucionário Paradigma Existencial de Mauro de Mesquita Spínola; A Evolução dos Espíritos, da Matéria e dos Mundos, de Gustavo Molfino e Reinaldo di Lucia; e Allan Kardec: o Fundador do Espiritismo, de José Arroyo e Matheus Laureano.

 

Nossa Opinião

O CCEPA faz parte desse projeto

O comprometimento do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre com a CEPA já se aproxima de completar 30 anos. São três décadas de aprofundamento de conceitos teóricos sobre espiritismo que integram um projeto revolucionário: o da reaproximação do movimento espírita de alguns fundamentos históricos e doutrinários que, com o tempo, terminaram distorcidos ou esquecidos.

A vocação progressista, questionadora e inovadora da antiga Sociedade Espírita Luz e Caridade, hoje Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, marca sua história desde que, na década dos anos 60 do século passado, ali aportou o casal Maurice e Elba Jones. Sua vinculação à CEPA, nos anos 90, acabaria por dar forma concreta a um ideal progressista que tem em Allan Kardec a força propulsora, mas que, sem a presença constante, de homens e mulheres voltados à permanente atualização doutrinária, estaria condenada ao envelhecimento e à sucumbência.

O projeto ora concretizado pela CEPA de explicitar, com a clareza legada por Kardec, os fundamentos de uma filosofia que nasceu laica e livre-pensadora, e que, ao curso do tempo, terminou por sofrer fortes influências místicas e fideístas, ganhou o apoio e a contribuição concreta de dois integrantes do CCEPA. Salomão Jacob Benchaya e Milton Medran Moreira são autores, justamente, do primeiro livro da série “Coleção Livre-Pensar: Espiritismo para o Século XXI: “O Espiritismo na Perspectiva Laica e Livre-Pensadora”. Medran é coautor, ainda, juntamente com a presidente da CEPA, Jacira Jacinto da Silva, de outro livro da Coleção a ser brevemente lançado “Espiritismo, Ética e Moral”.

Essas, no entanto, não são contribuições meramente pessoais. Integram e refletem o pleno engajamento da entidade responsável por este periódico a uma instituição internacional que honra as ideias de Kardec e deseja vê-las permanentemente, discutidas, vivenciadas e atualizadas.
(A Redação.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário