sábado, 24 de abril de 2021

Com nova data, Congresso da CEPA será virtual!

 

Adiado inicialmente para período indefinido, o XXIII Congresso da CEPA, que deveria ter se realizado em outubro de 2020, acontecerá de 8 a 11 de outubro deste ano e será inteiramente virtual.

 

                David Santamaría: “Não se vislumbra outra solução em futuro próximo”.

                O presidente da Comissão Organizadora do XXIII Congresso da CEPA, David Santamaría (Barcelona, Espanha), levou ao Conselho Executivo da CEPA – Associação Espírita Internacional, em sua reunião de 22 de janeiro último, a proposta a realização na forma inteiramente virtual do tradicional evento que a CEPA celebra de 4 em 4 anos. O Congresso deveria ter se realizado em outubro de 2020, em Tarragona, Espanha, mas, diante da pandemia da Covid 19, foi adiado “sine die”, aguardando-se período mais seguro. Agora, “diante da incerteza que persiste no âmbito da saúde, pela difícil situação atual e para a qual não se vislumbra solução satisfatória”, David propôs ao Conselho a fixação de novo período ao Congresso, sendo este realizado virtualmente. Será de 8 a 11 de outubro, conforme decisão do colegiado

 

                Jacira J. da Silva: “Embora virtual, a CEPA deseja realizar um congresso com o mesmo entusiasmo e dedicação de um evento presencial".

                Para a presidente da CEPA – Associação Espírita Internacional, Jacira Jacinto da Silva, que encerra seu mandato no próximo Congresso, “a inédita decisão é a única possível, diante das dificuldades sanitárias e econômicas trazidas pela pandemia”. Salienta, entretanto, que a CEPA, em sintonia com a Comissão Organizadora, que trabalhou arduamente para a efetivação de um Congresso histórico, o primeiro projetado a se realizar na Europa, “tem a firme intenção de celebrar esse Congresso virtual com o mesmo entusiasmo e dedicação como se tratasse de um evento presencial”.

                Os horários dos trabalhos deverão ser compatíveis com os fuso-horários da América e da Europa, para que interessados de ambos os continentes possam dele participar confortavelmente, em suas casas ou integrando eventuais grupos que poderão ser formados.

                A Comissão Organizadora trabalha no desenho de uma estrutura congressual interessante, pretendendo convidar reconhecidos expositores da Filosofia Espírita.

                O comunicado oficial da decisão do congresso virtual está em:

https://cepainternacional.org/site/pt/xxiii-congresso-espirita-2021

 

Nossa Opinião

 

Uma experiência nova

                A história da CEPA é a história de seus congressos. Nascida em um Congresso Espírita, na Argentina, em 1946, a antiga Confederação Espírita Pan-Americana, hoje CEPA – Associação Espírita Internacional, acompanhou e contribuiu com o progresso das ideias espíritas na América, nos séculos XX e XXI, promovendo 22 congressos, além de dezenas de conferências regionais e inúmeros eventos nos países latino-americanos e também europeus, onde tem filiados.

                O XXIII Congresso da CEPA seria o marco inicial definidor de seu novo perfil – o de entidade internacional agregadora de espíritas do mundo inteiro com visão laica, livre-pensadora e progressista do espiritismo – a acontecer em território europeu.

                A pandemia da Covid 19, que está mudando a face do mundo, impediu que assim fosse. Alguma vantagem resultou, contudo, desse grave impasse. Pela primeira vez, a CEPA se utilizará dos fantásticos recursos do mundo virtual para difundir seu pensamento, com potencial teórico de atingir o mundo todo. Pensadores espíritas que estariam impedidos de viajar à Espanha poderão apresentar trabalhos no evento, e espíritas que nunca tiveram oportunidade de uma aproximação mais concreta com a instituição poderão conhecê-la e avaliar a forma como ela vê e vivencia a doutrina espírita. As limitações circunstanciais abrem, dessa forma, caminhos nunca antes percorridos.

                Um congresso, sem dúvida diferente, escreverá mais um capítulo da história da CEPA e do espiritismo laico, progressista e genuinamente kardecista, justamente no momento em que importantes áreas da cultura espírita somam esforços no sentido do reencontro do espiritismo com seu insigne fundador. (A Redação).

 

Edição completa:

https://drive.google.com/file/d/1whA0QgNHKQ70OG6j0d5sSmrsrAH342u3/view?usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário