sexta-feira, 18 de junho de 2021

Opinião em tópícos: Milton Medran Moreira

O CRISTO DE ENCANTADO

    Levada por sua religiosidade ou pelo desejo de se tornar um polo turístico, ou, ainda, por ambos os motivos, a cidade de Encantado, no Vale do Taquari, aqui no Rio Grande do Sul, resolveu construir um gigantesco monumento representando Jesus Cristo.

    Uma réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro? Nem se atreva a perguntar isso aos encantadenses. Irão se ofender. Réplicas são cópias modestas dos originais. O Cristo Protetor, como irá se chamar o monumento em construção, foi concebido e está sendo gestado para ser maior que a famosa estátua do Morro do Corcovado, inaugurada em 1931 e tida, hoje, informalmente, como uma das sete maravilhas do mundo contemporâneo. Senão, veja: a estátua de Encantado mede 37 metros de altura. Com o pedestal, chegará a 43 metros. Já o Cristo Redentor tem apenas 30 metros que, somados à base, atingem 38.


A “GUERRA” DOS CRISTOS

    Em tempos onde tudo vira polêmica no Brasil, tão logo se tornou pública a construção do Cristo Protetor, de Encantado, em tamanho superior ao do Cristo Redentor carioca, já se desencadeou o que a imprensa batizou de “a ‘guerra’ dos Cristos”. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, logo se manifestou em sua conta no twitter, dizendo: “Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter esta vista…”. Ilustrou a postagem com uma foto do famoso monumento do Corcovado, braços abertos obre a deslumbrante baía da Guanabara.


DUAS LINDAS PAISAGENS

    Como gaúcho não se micha, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, com bom humor, em resposta a Paes, reconheceu a beleza ímpar que se desenha a partir do Corcovado por sobre a Baía da Guanabara. Mas garantiu que o monumento de sua cidade também será envolvido por exuberante cenário. Construído no chamado Morro da Antena, o Cristo Protetor terá todo seu entorno preservado com a mata nativa que circunda o rio Taquari. Dele se poderá contemplar a bela lagoa da Garibaldi, atrativo turístico da cidade. À noite, dali se avistarão as luzes da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, famosa por abrigar o Vale dos Vinhedos, uma das mais belas paisagens do sul do Brasil.

    Na conversa mantida entre os dois prefeitos, e como se trata apenas de uma guerra santa, Calvi convidou Paes para vir à inauguração do monumento cuja construção, toda ela erguida com recursos comunitários, deverá terminar em dezembro próximo.


A REDENÇÃO E A PROTEÇÃO

    De minha parte, torço para que dois gigantescos monumentos dedicados a Jesus, em solo brasileiro, mais que servirem ao turismo, inspirem a pacificação de um povo que anda pra lá de atritado e bem longe da vivência da fraternidade pregada pelo personagem homenageado nas estátuas. Mas, se, em 90 anos de existência, o monumental Cristo do Corcovado ainda não obteve promover a redenção de um dos Estados de história política e social mais tristemente marcada pela violência e a corrupção, oxalá seu congênere de Encantado encontre clima para proteger seu povo e seus governantes desses males.

    Aliás, e não por qualquer bairrismo, entre a proteção e a redenção, opto por aquela. A ideia da proteção pressupõe esforços pessoais de quem busca melhorar-se, atraindo, assim, o auxílio superior. Já a redenção, obtida de fora para dentro, é mito adotado por aqueles que cultivam a fé, vivem a apregoá-la, mas nem sempre são exemplos na vida pessoal, familiar,  social e política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário